terça-feira, 13 de novembro de 2012

Retrospectiva de Quimioterapias

Depois que saíram os resultados de todos os exames pedidos pela Drª, ela definiu como seria o meu tratamento, a princípio ficaram definidos 6 ciclos de quimioterapia, totalizando 12 sessões de 15 em 15 dias, portanto realizo 2 sessões por mês. O tratamento adotado foi o protocolo clássico para os casos de Linfoma de Hodgkin, chamado ABVD. Falarei um pouco sobre ele. O protocolo ABVD é composto pela combinação de 4 drogas: Adriamicina, Bleomicina, Vinblastina e Dacarbazina, elas agem juntas no nosso organismo alterando o funcionamento celular, evitando proliferação de células malignas, impedem que as células cancerígenas continuem a crescer, provocam fragmentações no DNA e a última, Dacarbazina, causa a morte celular, matando assim as células afetadas pela doença, o grande problema é que ela afeta também algumas células saudáveis, o que causa alguns efeitos colaterais, o mais temido deles a queda de cabelo, isso varia de paciente para paciente, alguns apresentam queda total logo no início do tratamento, outros queda parcial ao longo do tratamento e há aqueles que apresentam uma queda leve, sendo quase imperceptível. Quando a Drª determinou qual seria o meu tratamento ela me alertou sobre a possível queda do meu cabelo, já que o protocolo utilizado causa queda de cabelo na maioria das vezes, mas eu me mantive tranquila, colocando tudo sempre nas mãos de Deus, e pra honra e glória d'Ele o meu cabelo está aqui e já estou indo pra sexta sessão!! OBRIGADA SENHOR!! Falarei mais sobre cabelo no próximo post!! Bom, eu já fiz 5 sessões de quimioterapia e estou indo pra 6 sessão na próxima sexta-feira, então estou fechando 3 ciclos, que já é a metade do tratamento graças a Deus!! 

Abaixo estão as fotos de todas as vezes em que fiz a quimio, a primeira ainda com cabelos longos e mais magrinha, as outras mais "fortinha" pra não dizer outra coisa, mas sempre com um sorriso no rosto, pois a cada sessão sinto de novo a vida dentro de mim!! Fé em Deus que Ele é justo!!







Bjoos!!

2 comentários:

  1. Mais linda mais forte e com bagagem de milagres para contar. Te amo filha vc já é uma vencedora!!Bjo.

    ResponderExcluir