terça-feira, 13 de novembro de 2012

Exames pedidos na primeira consulta!

Na primeira consulta são pedidos exames essenciais para o início do tratamento como sangue, fezes, urina, ecocardiograma, raio-x de tórax (no meu caso), PET/CT scam e biópsia de medula óssea. Vou falar um pouco aqui dos dois últimos, pois acredito que os outros que citei todos saibam como funciona.

PET/CT scam >> O PET-CT é o que há de mais moderno para a detecção de complicações médicas como cânceres, problemas neurológicos e doenças no coração. São dois exames de diagnóstico por imagem, o PET e o CT, que, quando realizados em conjunto são extremamente eficientes para revelar se há algo de errado no organismo do indivíduo.
Tomografia por Emissão de Pósitrons, ou PET, é uma poderosa técnica de imagem que consegue revelar qualquer alteração do metabolismo celular que esteja ocorrendo no corpo do paciente.
Já a Tomografia Computadorizada, ou CT, produz imagens detalhadas da anatomia do indivíduo através de uma tecnologia computacional e de recursos de Raio-X.
    PET-CT
Os dois exames são realizados em um aparelho de última geração e, através do procedimento, pode-se realizar uma análise do metabolismo e da anatomia do corpo do paciente. As imagens são geradas em alta resolução e é possível se detectar precocemente alterações celulares. Dependendo do resultado dos exames, dá-se início ao monitoramento ou ao tratamento do problema apontado.
Como é o procedimento?
Funciona basicamente da mesma forma que diversos outros exames. O paciente recebe por via endovenosa uma substância que não apresenta efeitos colaterais, neste caso o radiofármaco Flúor 18 FDG. Esta substância é, na realidade, glicose marcada com material radioativo. Ao percorrer o corpo do paciente, o médico consegue avaliar através desta substância qual está sendo o consumo de glicose em cada local do organismo.  As células atingidas por um câncer, normalmente, consomem mais glicose que as normais. Desta forma, é possível se localizar onde está o tumor.
O PET-CT dura, geralmente, algo em torno de três horas.
 Isto porque é necessário aguardar o efeito do radiofármaco para realizar a obtenção das imagens. Esta última etapa tende a levar de vinte minutos a meia hora.
              exame PET scan

Biópsia de Medula Óssea >> A biópsia de medula óssea é feita com a retirada de um pequeno fragmento de osso da bacia. Adultos podem fazer a biópsia recebendo uma anestesia local, na bacia ou uma leve sedação. Sendo assim, a biópsia é realizada no laboratório ou no consultório médico. Crianças em geral, são levadas ao centro cirúrgico e recebem uma leve sedação. A coleta é realizada com o paciente deitado e dura em média 20 minutos.

Este exame permite uma visão mais ampla da medula, possibilitando observar a distribuição das células hematopoiéticas – aquelas que produzem as células do sangue – dentro da medula óssea, além da quantidade de células e bactérias anormais. O exame da medula óssea, neste caso, é preparado a partir de um pequeno fragmento de osso da bacia, que depois de coletado é colocado em parafina, cortado, fixado em lâminas e examinado ao microscópio. Há diversas indicações para este exame, mas as mais freqüentes são: aplasia de medula óssea, leucemias, linfomas e outras doenças que comprometam a produção do sangue.

  • Fonte:
http://www.saudemedicina.com/pet-ct-pet-scan-saiba-o-que-e/



Bom galera, esses exames citados acima são exames de estadiamento da doença, para definir qual o estágio em que ela se encontra. O PET/CT scam foi bem tranquilo pra mim e indolor, a única coisa que incomoda é o tempo em que você fica na clínica, tem que ir preparado pra ficar no mínimo umas 4 horas, devido ao processo de preparo para o exame, já a Biópsia de medula óssea é bem dolorida apesar da anestesia, afinal é retirado um fragmento do osso da bacia, nossa não gosto nem de lembrar, nunca tive filhos, mas pra quem já teve e realizou este exame alega que a dor não fica muito atrás da dor do parto! Estou aqui para esclarecer as dúvidas de quem vai passar por este procedimento, então tenho que falar a verdade, pois eu não fui preparada pra sentir tanta dor! rsrs! Portanto prepare seu psicológico e seu corpo, pois é uma dor suportável e que dura apenas alguns minutos! O segredo é tentar manter a calma, elevar seu pensamento para coisas boas, pedir a Deus que esteja com você que tudo dará certo!! Temos que enxergar isso como uma etapa muito importante para o nosso tratamento, pois a biópsia de medula óssea aponta também se a medula está infiltrada pela doença! Graças ao meu Deus a minha não esta comprometida! Enfim, acho que deu pra sanar mais algumas dúvidas!! Até o próximo post!
Fé em Deus que Ele é justo!!

2 comentários:

  1. Olá, Ingrid

    Gostei do modo que você resolveu encarar o Dr. Hodgkin. Também partilho dessa postura de conhecer o inimigo para combatê-lo.

    Logo isso tudo será passado, uma história a ser lembrada no futuro.

    Só uma coisinha, mesmo tendo a medula óssea infiltrada pelo linfoma, a quimioterapia de 1ª opção, na maioria dos casos, é capaz de colocar o paciente em remissão, sem a necessidade de um transplante.

    Grande abraço, e fé na vida!

    C@rin

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda!! Obrigada pelas palavras e também por chamar a minha atenção quanto ao erro, você está certa, nem sempre quando a medula óssea está infiltrada é necessário o transplante, graças a Deus né!! Acompanho sempre seu blog, meus parabéns, pois são exemplos como você que nos faz acreditar que é possível!!

    Bjoos e fé sempre!! :)

    Ingrid

    ResponderExcluir