Dúvidas Frequentes

Ao longo do tratamento surgem muitas dúvidas, seguem abaixo algumas perguntas e respostas úteis!

  • Que tipo de regime alimentar é mais aconselhável?
R: Devem-se evitar alimentos crus ou de procedência duvidosa e também frituras. Prefira alimentos de fácil digestão, procure fazer pequenas refeições várias vezes ao dia, respeite seus gostos e preferências, coma devagar, mastigue bem os alimentos, procure ficar afastado da cozinha durante o preparo da refeições, pois o odor da comida pode causar enjoo no período da quimioterapia.Em caso de maiores necessidades o setor de nutrição do hospital em que o paciente estiver em tratamento fornecerá uma dieta específica.

  • Posso frequentar escola/faculdade e trabalho normalmente?
R: Exceto nas fases de quimioterapia mais intensiva, quando o risco de infecção é grande, principalmente se essas atividades forem em ambientes fechados ou exigirem muito esforço físico, o que também deve ser evitado.

  • O calendário de vacinação pode ser seguido normalmente?
R: Não. Evita-se a vacinação durante o tratamento, retomando o calendário após 6 a 12 meses do término da quimioterapia. O seu médico deve dar a melhor orientação.

  • Posso praticar esportes?
R: Depende do tipo de esporte e da fase do tratamento. A melhor conduta é se orientar com seu médico.

  • Posso frequentar ambientes fechados como cinema, teatro ou shoppings?
R: Qualquer paciente em uso de quimioterapia deve evitar ambientes fechados com aglomeração, onde a chance de propagação de infecção é maior. Não é uma contra-indicação absoluta, deve-se avaliar os prós e os contras.

  • Posso manter relações sexuais?
R: É comum que durante a quimioterapia, haja diminuição do desejo sexual, sendo esse efeito passageiro. Durante algumas fases do tratamento pode estra contra-indicado o ato sexual. Seu médico pode lhe orientar sobre esse aspecto, diante de todas as fases do tratamento.

  • Posso ir à praia? Posso pegar sol?
R: Não é aconselhável pegar sol forte durante o tratamento, pois algumas medicações tornam a pele mais sensível ao sol. Também não é aconselhável nesse período frequentar praias pelo risco da poluição e aglomeração.

  • Quais são as restrições quanto aos cuidados de higiene e beleza que posso manter ao escovar os dentes, ir à manicure, se barbear e se depilar?
R: Você deve buscar opções que apresentem pouco ou nenhum risco de sangramento e infecção. Assim, você deve escovar os dentes com escovas macias e usar anti-sépticos orais na complementação da higiene bucal. O mesmo princípio deve ser usado para outros hábitos de cuidados pessoais.

  • Que sintomas devem ser alertados ao médico durante meu tratamento?
R: Tudo que você sentir deve ser relatado ao seu médico durante as consultas, ainda que possam parecer questões banais. Nenhuma medicação deve ser utilizada sem o consentimento de seu médico, pois pode influenciar a quimioterapia. Especificamente, você deve informá-lo sobre febre, erupções na pele, sangramentos, náuseas e dor nos locais das punções.

  • Posso engravidar durante o tratamento?
R: Não. Não só porque a gravidez obrigará a suspensão da quimioterapia, como também as drogas usadas podem causar malformações na criança. 

Um comentário:

  1. O linfoma da feridas no couro cabeludo? Precisa usar mascara facial para se locomover?

    ResponderExcluir