quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cuidados com os cabelos...ou com a falta deles!


Assim que a maioria dos pacientes recebem o diagnóstico de que estão com câncer a primeira coisa que vem à cabeça é o fantasma da perda dos cabelos, principalmente entre as mulheres, que passam a vida tentando descobrir mil fórmulas para deixar os cabelos sempre lindos. Lendo e pesquisando sobre o assunto, e até mesmo em conversas no hospital, percebi que este é um assunto delicado, tendo em vista que alguns pacientes chegam a um quadro de depressão quando perdem os cabelos, se afastam de amigos, familiares, tem vergonha de sair na rua e se preocupam mais com perder os cabelos do que com a doença propriamente dita. Gente, é claro que ninguém quer perder os cabelos, eu mesma, sempre tive muito cuidado com os meus, acho que o cabelo valoriza muito a beleza de uma mulher, mas cá pra nós, tem coisas muito maiores para nos preocuparmos né? Por vários motivos, por não ser uma situação permanente, pois após o tratamento eles voltam a crescer (até mais bonitos segundo quem já passou por isso), pelo fato de que quem nos ama continuará nos amando da mesma forma que antes, afinal, eles não amavam os nossos cabelos e sim a nós, os cabelos são apenas um detalhe e outra, a beleza está nos olhos de quem vê e também na nossa personalidade, no jeito em que tratamos as pessoas, no nosso caráter, enfim, poderia pontuar mil coisas. Quando comecei meu tratamento a Drª me disse que meus cabelos teriam grandes chances de cair, eu e minha mãe compramos vários lenços, encomendamos chapeis, e nos preparamos para isso, sempre pedindo a Deus que se fosse da Tua vontade poupasse minhas madeixas, rs, mas que se caíssem também já estaria muito agradecida!! Estou indo pra sexta sessão de quimio e eles ainda estão aqui, isso não significa que eles ainda não possam cair, mas já me sinto privilegiada de poder estar com eles até essa altura, o que acontecerá amanhã será pela permissão de Deus, pois minha vida está entregue em tuas mãos! Portanto o que posso dizer é que precisamos manter a calma e entregar tudo nas mãos do Senhor, Ele sabe o que é melhor para cada um de nós!! Espera e confia no Senhor!! Acho que quanto mais nos preocupamos pior fica a nossa situação. Eu preferi cortá-los no ombro, pois achei que me acostumaria melhor se os perdessem com eles curtos do que longos, no início relutei, mas depois adorei o novo estilo, eles caem um pouco, principalmente na hora em que lavamos, algumas medidas que adotei foram: evitar lavar todos os dias, pois percebi que durante a lavagem eles caem mais, quando lavar, massagear o couro cabeludo suavemente com shampoo, sem movimentos bruscos, evitar prendê-los, colocar presilhas, tic tacs, evitar secador e prancha, enfim, deixá-los o mais natural possível, desta forma tenho conseguido mantê-los, mas querem saber o maior segredo?? a FÉ! Entrega teus caminhos ao Senhor e o mais Ele fará!! O meu amanhã? Pertence a Ele!! Bom...era isso!! Fé em Deus que Ele é justo!!

Longos

Curtos


E se me perguntarem se mudou algo da primeira para a segunda foto responderei que sim! Eu sou uma pessoa melhor e cada vez mais feliz!! =)   Até a próxima!!



2 comentários:

  1. Seu cabelos estão otimos, os meus não duraram tanto tempo.

    Mas a verdade é que os cabelos voltam a crescer.

    Força.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gigi!! Obrigada minha linda, realmente tenho muito que agradecer, pois meus cabelos permanecem aqui, apesar de caírem bastante, não deram falhas! Deus tem sido maravilhoso na minha caminhada! Mil beijoos!!

    ResponderExcluir